Este é um espaço que nasce ligado ao Clube de Leitura "Ler o Mundo" e ao projeto "A leitura e as ferramentas da Web 2.0 - articulação curricular" coordenado pela Biblioteca Escolar da E. B. 2, 3 António Correia de Oliveira. Os alunos do 4.º K, da E.B. 1 de Esposende, orientados pela sua professora Fátima Matos, aqui partilharão as suas leituras e os trabalhos criados com base nessas mesmas leituras.

ano letivo 2011/2012

sábado, 26 de novembro de 2011

Leitores K exploram "o livro"


     Os alunos do 4.ºK e a sua professora Fátima Matos participaram numa sessão, na BE, dedicada ao livro e aos seus aspetos paratextuais. Em grupo, os alunos realizaram um trabalho de exploração de capas, contracapas e lombadas, assim como de todas as informações a que o leitor acede nestas partes que constituem um livro. Com a atividade, compreenderam, igualmente, o poder de uma boa sinopse e das ilustrações da capa na promoção do livro junto dos leitores.

Click to play this Smilebox scrapbook


     A partir dos livros lidos na sessão dedicada aos livros infantis, os pequenos Leitores K, sempre liderados pela sua extraordinária professora, serão grandes escritores e ilustradores. Após saberem um pouco mais acerca dos aspetos paratextuais dos livros, os alunos criarão a capa, contracapa e lombada de um livro imaginário, incluindo ilustração, editora e sinopse. Um dos trabalhos irá originar uma história colaborativa, ilustrada pela turma, que será publicada em ebook, com recurso à ferramenta "Myebook" e com o apoio da Biblioteca Escolar.

Foi um prazer trabalhar convosco nesta sessão. Aguardamos com expectativa os vossos livros imaginários.

Bom trabalho!


segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar - por João Yakubets


Pipas de massa - por Beatriz Silva


Grávida no coração - por Joana Venda


Histórias para meninos "Não quero" - por Guilherme Quinta


O sentido da vida - por Tiago Silva


O nabo gigante - por Tiago Gonçalves


Uma viagem no verde - por Carina Laranjeira


Elvis - Por Justine Fino Ribeiro


Zeca está apaixonado - por Margarida Rosa


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Nasredin & o seu burro, por Beatriz Figueiras


As mais belas coisas do mundo, por Leonor Coelho


A grande invasão, por Eduardo Dias da Cunha



O ponto, por Leonor Brito


A grande questão, por Carolina Lopes


A Ilha do Sol Nascente, por Alexandra Fernandes


terça-feira, 1 de novembro de 2011

Sessão dedicada aos livros infantis



     Caros Leitores K, as vossas leituras estão concluídas e chegou a hora da partilha. Foi no dia 13 de outubro que as propostas de leitura vos foram feitas na Biblioteca Escolar e grande parte do vosso trabalho já está concluído. Agora, a vossa colaboração é de extrema importância, pois cabe aos Leitores K  fazer a promoção dos livros e motivar os alunos mais velhos para realizar o trabalho que, com tanto entusiasmo, estão a desenvolver.

     Nesta sessão na Biblioteca, orientados pelas professoras bibliotecárias, terão de publicar os resultados das vossas leituras, utilizando a ferramenta da Web 2.0 "Prezi". Trata-se de uma forma de apresentação muito interessante e que todos irão, com certeza, gostar de experimentar.

Na apresentação a realizar, todos terão de incluir:

1. o título, o autor e o ilustrador da obra lida;
2. a imagem da capa do livro;
3. o comentário escrito, já realizado na sala de aula;
4. a identificação do aluno.


 
Nota: os oito alunos responsáveis pela apresentação das oito propostas de leitura para a sessão dedicada aos livros infantis deverão incluir o seu depoimento em vídeo (após a imagem da capa).


Espreitem o seguinte exemplo e bom trabalho!