Este é um espaço que nasce ligado ao Clube de Leitura "Ler o Mundo" e ao projeto "A leitura e as ferramentas da Web 2.0 - articulação curricular" coordenado pela Biblioteca Escolar da E. B. 2, 3 António Correia de Oliveira. Os alunos do 4.º K, da E.B. 1 de Esposende, orientados pela sua professora Fátima Matos, aqui partilharão as suas leituras e os trabalhos criados com base nessas mesmas leituras.

ano letivo 2011/2012

sábado, 26 de novembro de 2011

Leitores K exploram "o livro"


     Os alunos do 4.ºK e a sua professora Fátima Matos participaram numa sessão, na BE, dedicada ao livro e aos seus aspetos paratextuais. Em grupo, os alunos realizaram um trabalho de exploração de capas, contracapas e lombadas, assim como de todas as informações a que o leitor acede nestas partes que constituem um livro. Com a atividade, compreenderam, igualmente, o poder de uma boa sinopse e das ilustrações da capa na promoção do livro junto dos leitores.

Click to play this Smilebox scrapbook


     A partir dos livros lidos na sessão dedicada aos livros infantis, os pequenos Leitores K, sempre liderados pela sua extraordinária professora, serão grandes escritores e ilustradores. Após saberem um pouco mais acerca dos aspetos paratextuais dos livros, os alunos criarão a capa, contracapa e lombada de um livro imaginário, incluindo ilustração, editora e sinopse. Um dos trabalhos irá originar uma história colaborativa, ilustrada pela turma, que será publicada em ebook, com recurso à ferramenta "Myebook" e com o apoio da Biblioteca Escolar.

Foi um prazer trabalhar convosco nesta sessão. Aguardamos com expectativa os vossos livros imaginários.

Bom trabalho!


Sem comentários:

Enviar um comentário