Sejam bem-vindos a mais uma sessão de partilha de leituras com os alunos de 9.º ano. Após comentarem os mesmos livros, comentarão, agora, os mesmos desenhos. A sugestão que, hoje, a Biblioteca Escolar vos deixa é a de que leiam cartoons, criados por artistas de todo o mundo.
Nas páginas dos jornais e das revistas surgem notícias e opiniões sobre os acontecimentos e as situações das mais diversas áreas (política, desporto, sociedade), assuntos sérios que, como seria de esperar, muitas vezes não merecem a atenção de crianças da vossa idade . Pois bem, nesta sessão irão ter a oportunidade de ler imagens que tratam de forma divertida assuntos muito sérios, do mundo dos adultos, mas que gostaríamos muito de ler através dos vossos olhos.
A obra que esteve na origem desta sessão intitula-se Os Autores - World Press Cartoon, editada pelo jornal Expresso, em 2008, e nela se encontram as imagens que os membros deste clube, incluindo os Leitores K, irão comentar. Trata-se de uma seleção de cartoons publicados em 2007, expostos num salão que acontece desde 2005, em Sintra, e que se chama World Press Cartoon (cartoons da imprensa de todo o mundo).
Entrarão no mundo dos cartoonistas, artistas cheios de criatividade e de sentido de humor que mostram os acontecimentos do Mundo, muitas vezes bem assustadores, de uma forma divertida, mas que, ao mesmo tempo, nos faz pensar de forma séria.
Para acederem à página oficial da World Press Cartoon e conhecerem melhor esta iniciativa, assim como muitos dos cartoonistas premiados desde 2005, Cliquem aqui.
Poderão também visualizar o vídeo promotor do evento que premiou os cartoons criados no ano de 2007, alguns dos quais propostas de leitura desta sessão:
[Via Expresso]
Aqui estão os cartoons que a Biblioteca Escolar selecionou para leitura e partilha nesta sessão. Vejam a seguinte apresentação e façam a vossa escolha.
As orientações para o desenvolvimento da sessão são as seguintes:
1. Seleção do cartoon a ler
2. Redação individual do comentário ao cartoon escolhido. O comentário deverá integrar:
- autor e sua nacionalidade
- título do cartoon e nome do jornal onde foi publicado
2. Redação individual do comentário ao cartoon escolhido. O comentário deverá integrar:
- autor e sua nacionalidade
- título do cartoon e nome do jornal onde foi publicado
- descrição da imagem: tema, cores dominantes, personagens e objetos retratados, acontecimento/situação alvo da crítica (do mundo da política, do desporto ou da sociedade)
- apreciação pessoal
3. Gravação em voz, na ferramenta "Voicethread" publicada no blogue dos Leitores K, dos comentários produzidos
4. Comentário aos trabalhos dos colegas no blogue dos Leitores K e no blogue Ler o Mundo
3. Gravação em voz, na ferramenta "Voicethread" publicada no blogue dos Leitores K, dos comentários produzidos
4. Comentário aos trabalhos dos colegas no blogue dos Leitores K e no blogue Ler o Mundo
Boas leituras!
Sem comentários:
Enviar um comentário